São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Microsoft e McCaw Cellular querem rede de satélites de US$ 9 bilhões
FERNANDO CANZIAN
A rede deverá transportar desde simples chamadas telefônicas a imagens em alta resolução e videoconferências de qualquer lugar do planeta. A idéia da rede no espaço é que ela faça o mesmo tipo de comunicação realizado em terra através de fibras ópticas. Com a rede espacial, a comunicação poderá alcançar países subdesenvolvidos e áreas rurais –hoje à margem das conquistas da tecnologia. A rede, que deve obter permissão do Departamento de Comunicações norte-americano, deve começar a operar em 2001. A nova rede deve competir com o projeto Iridium, da Motorola, orçado em US$ 3,3 bilhões e bem menos ambicioso. A Teledisc parte agora atrás de parceiros para ajudá-la a financiar o projeto. A rede Iridium já conseguiu levantar cerca de US$ 800 milhões com parcerias. O projeto de US$ 9 bilhões da Teledisc poderá contar com apoio financeiro de companhias estatais e privadas de comunicação em todo o mundo. A empresa quer lançar satélites "inteligentes" que poderão facilmente fazer comunicação com os de outros países já flutuando no espaço. Os 840 satélites deverão ser lançados ao longo de vários anos. Uma vez no espaço, devem orbitar por 21 caminhos diferentes, cobrindo 95% do planeta o tempo todo. Críticos da rede Iridium e do projeto anunciado na segunda afirmam que os locais em que existe grande volume de comunicação (e lucros para as operadoras) já estão cobertos por redes de fibra óptica, e que a rentabilidade em áreas distantes é duvidosa. O novo projeto, contudo, tem Bill Gates, da Microsoft, e Craig O. McCaw, da McCaw Cellular, por trás. Ambos provaram, nos últimos anos, que nunca perderam dinheiro nas suas empreitadas. Texto Anterior: Peter Gabriel conta segredos em CD-ROM Próximo Texto: Olivetti lança servidores Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |