São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso rejeita punição de quem deixar partido

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Congresso revisor rejeitou ontem proposta de punir com perda de mandato o deputado ou senador que se desfiliar do partido sob cuja legenda foi eleito.
Votaram contra a emenda 69 congressistas e 271 foram favoráveis. Mas não foi aprovada porque o quórum para aprovação de uma emenda é de 293 votos favoráveis.
Os líderes dos partidos favoráveis à revisão decidiram retirar da pauta de votações de ontem a proposta de mudar o sistema eleitoral do país.
O motivo foi a falta de consenso sobre a adoção do voto distrital misto, defendido pelo relator do Congresso revisor, deputado Nelson Jobim (PMDB-RS).
"Tiramos da pauta porque o tema é polêmico e decidimos votar apenas as matérias negociadas previamente", afirmou o líder do PMDB, Tarcísio Delgado (MG).
A decisão foi tomada em reunião feita para elaborar uma pauta de votações consensual. Os líderes querem manter essas reuniões todas as terças, quartas e quintas.
A idéia é "levar ao plenário somente as matérias deglutidas previamente. Assim, as coisas vão mais amadurecidas", disse Delgado. O sistema eleitoral deve ser tema da reunião de hoje.

Texto Anterior: Crise também atinge Pernambuco
Próximo Texto: Dois tipos de receios retardam decisão de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.