São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria das empresas muda organização

MARIO ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa de consultoria Price Waterhouse divulgou ontem o resultado de uma sondagem feita com as 1.000 empresas de maior faturamento no país.
Segundo a sondagem, nos últimos três anos a maioria das empresas mudou sua estrutura organizacional, investiu em informatização e aderiu à terceirização (contratação de serviços de terceiros).
A tendência daqui para a frente, diz Irineu De Mula, sócio da Price, será a redução dos custos no setor administrativo. "Depois de mexer no chão da fábrica, as empresas agora vão olhar para o chão do escritório", afirmou ontem.
Para fazer o trabalho, a Price enviou um questionário para 1.000 empresas. Desse total, cerca de 100 responderam. Mesmo assim, a sondagem abordou perto de 250 organizações, avalia De Mula. "Muitas empresas que nos retornaram o questionário são empresas mãe de um grupo, que segue a mesma política organizacional", explicou.
Segundo George Anthony Necyk, gerente da Price Waterhouse, "a revisão da estrutura organizacional começou no país há três anos", motivada pela recessão econômica, abertura do mercado ao exterior, competitividade e também pelo código de defesa do consumidor. "As mudanças visam melhorar a qualidade e produtividade", afirmou Necyk.
A sondagem mostrou que, nos últimos três anos, 85% das empresas mudaram sua estrutura organizacional, 83% investiram em informatização, 70% buscaram a terceirização e 66% reduziram os níveis hierárquicos, com diminuição dos cargos de chefia.
Em comparação a 93, 22% das empresas responderam que em 94 vão diminuir níveis hierárquicos, 72% vão reduzir o custo administrativo em relação ao faturamento da empresa, 52% vão diminuir custo do pessoal administrativo em relação ao custo total do setor administrativo e 50% vão reduzir o número de funcionários administrativos em relação ao número total de funcionários da empresa.
Sobre os últimos três anos, a sondagem mostrou que 78% das empresas modificaram as informações gerenciais e 72% alteraram o planejamento e controle.

Texto Anterior: Entrega de lista do IPMF continua suspensa
Próximo Texto: Flintstones geram negócios de US$ 1 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.