São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banheiro virado para Meca gera processo

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O Conselho Municipal da cidade de Blackburn, norte da Inglaterra, está analisando uma petição de 29 muçulmanos para que o governo local pague uma reforma nos seus apartamentos para mudar os seus banheiros de lugar. O motivo é religioso. Os banheiros estão direcionados para Meca, a cidade mais sagrada do islamismo, na Arábia Saudita. O código de conduta pessoal islâmico proíbe que se use o banheiro virado para a direção de Meca.
Os 29 muçulmanos alugam apartamentos em um mesmo prédio, construído em meados dos anos 60. As construtoras locais hoje já tomam o cuidado de não construir prédios com banheiros apontados para Meca em áreas habitadas majoritariamente por muçulmanos.
As administrações de cidades da região de Blackburn acompanham de perto o caso. Cada reforma nos banheiros está avaliada em US$ 600. A população muçulmana no Reino Unido está estimada em um milhão, de uma população total de 57,5 milhões.

Texto Anterior: Internado, rabino dos Lubavitch faz 92 anos
Próximo Texto: Seul ameaça retaliar a Coréia do Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.