São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Batina da paz; Ovelhas sensatas; Palavra de inocente; Foco de incêndio; Aliado celestial; Quebra-cabeças; Direito ao crachá; Lugar ao sol; Quem manda; Ameaça de pizza

Batina da paz
A ação moderadora da igreja na crise entre os Poderes não se limitou à nota da CNBB. D. Luciano, presidente da entidade, visitou o ministro Romildo Canhim e o presidente do STF, Octávio Gallotti, na quinta. Fez apelo ao bom senso.

Ovelhas sensatas
Tanto Canhim como Gallotti, embora em campos opostos, pareceram bombeiros para d. Luciano. Pena que o bispo não tenha ido ao Planalto. Lá, o primeiro-amigo José de Castro derrubou todas as propostas de acordo.

Palavra de inocente
José de Castro nega que tenha qualquer vocação conspiradora de Rasputin. "Eu sou inocente. Tem três coisas para que hoje torço: o Fluminense, o São Paulo e o Fernando Henrique como candidato."

Foco de incêndio
Os bombeiros da crise dos Poderes começaram o fim-de-semana na expectativa de que as coisas se resolvam logo. "Só espero que agora os assessores do presidente não botem mais lenha na fogueira", dizia José Genoino (PT-SP).

Aliado celestial
A semana de crise terminou no Congresso com uma sessão em homenagem ao padre Cícero. Pelo menos 20 dos 87 parlamentares, que horas antes debatiam a URV, ficaram no plenário para implorar o fim da crise ao santo popular.

Quebra-cabeças
Cresce entre líderes no Congresso a idéia de salvar pelo menos a reforma tributária na revisão. Mas outros parlamentares já assinalaram que não é possível fixar tributos sem definir a função do Estado e o sistema previdenciário.

Direito ao crachá
Adroaldo Streck (PSDB) dizia da intenção do governo em negociar a MP da URV, quando Miro Teixeira (PDT) disse: "Você não tem crachá para falar isto". Streck devolveu: "Não sou soldado do Brizola, que não dá crachá".

Lugar ao sol
Zenildo de Lucena, ministro do Exército, está sob fogo cerrado da Funai e do Cimi. Tudo porque fez Itamar assinar decreto instituindo o 19 de abril como Dia do Exército. Há décadas é o Dia do Índio.

Quem manda
O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) concluiu o levantamento "Cabeças do Congresso". Enumera cem parlamentares e os classifica: formuladores, articuladores, debatedores, formadores de opinião etc.

Ameaça de pizza
Armando Pinheiro (PPR-SP) apresentará recurso à Câmara contra o arquivamento dos processos dos quatro "anões" que renunciaram. O deputado diz que, assim como Collor, eles não podem escapar da inelegibilidade.

Próximo Texto: Portas escancaradas; Protesto organizado; Candidato enxuto; Lista cuidadosa; Começou de novo; Trombada; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.