São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Promotor pede prisão de ex-deputado

WILLIAM FRANÇA; DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-deputado federal Sebastião Curió teve prisão preventiva pedida anteontem pelo promotor Francisco Leite, do Tribunal do Júri do Distrito Federal.
Curió, coronel da reserva, é acusado de montar uma emboscada que resultou na morte de Laércio Xavier da Silva, 16, e no ferimento à bala de seu irmão, Leonardo, 17, em fevereiro do ano passado.
Foi pedido também ao Ministério Público a instauração de inquérito administrativo para apurar possíveis irregularidades e omissões no processo cometidas pelos delegados Antônio Admar Brandão e Rosana Raimundo Gonçalves.
O juiz Jesuíno Rissato tem nove dias para decidir sobre o pedido. Curió, os filhos Sebastião e Antônio César, e os agentes da Polícia Civil, João Bosco Brajorge e Eryson Coqueiro, foram denunciados pela promotoria.
Na noite do dia 1º, Curió e os demais acusados seguiram os garotos até um casebre abandonado. Ao ver Leandro, mirou a pistola Beretta 9 milímetros e acertou-lhe um tiro nas costas. Leonardo recebeu um disparo na mão direita.
Curió alega que atirou em legítima defesa depois de ouvir dois disparos. No entanto, a perícia técnica não encontrou vestígios de pólvora nas mãos dos garotos que pudessem provar estarem armados.
O advogado de Curió, Pedro Calmon, alega que o promotor "não tem qualquer pressuposto legal" para pedir a prisão preventiva.
Calmon afirma que Curió não está dificultando os trabalhos da Justiça nem é perigoso à sociedade. Segundo Calmon, a notícia pegou a família de seu cliente de surpresa. Curió está em Serra Pelada, no interior do Pará, e ainda não sabe da decisão da promotoria.
Na época do crime, os agentes Frajorge e Coqueiro disseram à polícia que estavam apenas ajudando Curió e seus filhos numa diligência para procurar os garotos.
(William França e Daniela Pinheiro)

Texto Anterior: 'A Tribuna' de Santos completa 100 anos hoje
Próximo Texto: FHC diz a Itamar que disputa Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.