São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Financial Times' discute FHC

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O jornal britânico "Financial Times", o diário econômico mais importante da Europa, discutiu ontem o dilema do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso: ficar no governo ou disputar a Presidência.
O artigo foi simpático ao ministro. Para o jornal, "num governo fraco, Cardoso é visto como o único político capaz de resistir às pressões" para aumentar os gastos federais num ano eleitoral.
O problema de Cardoso, diz o artigo, é que seu plano de estabilização só poderá fazer a inflação cair com a introdução da nova moeda, em maio. FHC terá que decidir antes (até 2 de abril) se deixa o cargo, "sem saber se fez o suficiente para esperar uma vitória".
Perfil
O artigo traça um perfil de FHC -"uma das figuras mais destacadas de sua geração". Lembra que ele lecionou nas universidades de Berkeley (EUA) e Cambridge (Reino Unido) e que, "coisa rara no Brasil", ele e seu partido (PSDB) têm reputação de "governo limpo".
Por ser oriundo das elites, diz o jornal, FHC tem apelo junto à classe média, mas este fato pode afastar "os trabalhadores". "Embora seja bom na TV, ele não é um orador natural e não se sente a vontade em meio ao povo".

Texto Anterior: Lei antitruste pune com prisão nos EUA
Próximo Texto: Tasso insiste em candidatura de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.