São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como é feita a cerimônia de 'pessach'

DA REPORTAGEM LOCAL

A cerimônia de "pessach" -o "seider"- ocorre sempre no dia 15 do mês de Nissan, o primeiro do ano judaico. O calendário judaico é baseado no mês lunar, que dura 29,5 dias.
O "seider" começa depois do serviço religioso na sinagoga. Começa com uma oração e um gole de vinho ritual -"kasher". O menino mais novo da família inicia o ritual das quatro perguntas. Essas são respondidas com base na "Hagadá", livro que conta a história da libertação do povo hebreu do Egito, há 34 séculos.
O ritual completo tem cerca de 15 sessões. Enquanto se comem alimentos que simbolizam os tempos vividos pelos hebreus no Egito, intercalam-se cantos e orações.
Entre os alimentos estão um ramo de salsa molhada em água salgada, que simboliza as lágrimas do cativeiro. O "matza", pão sem fermento, lembra aquele comido pelos judeus depois da libertação. A raiz forte -"maror"- lembra a amrgura dos tempos no Egito.

Texto Anterior: 'Mestre' profetiza mudanças
Próximo Texto: Casas tombadas da Vila Itororó são demolidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.