São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquitetos querem se separar dos engenheiros e ter conselho próprio

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Arquitetos querem se separar dos engenheiros e ter conselho próprio
Os arquitetos vão deixar o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Na próxima terça-feira a separação deve ser avalizada pela Comissão de Justiça da Câmara Federal –última comissão por onde falta tramitar a proposta de desligamento.
A fiscalização do exercício profissional da arquitetura e o registro de diploma dos futuros arquitetos passarão a ser exercidos por um órgão vinculado aos arquitetos.
Antes, isto era feito pelo Crea, entidade composta majoritariamente por engenheiros. Pertencem ao Crea 250 mil engenheiros, contra apenas 50 mil arquitetos.
A separação entre arquitetos e engenheiros está sendo consensual. Nomes de peso como os dos arquitetos Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha e Lúcio Costa aparecem nas listas dos que são a favor.
Em dezembro passado, o Senado já havia aprovado o divórcio dos arquitetos em relação aos engenheiros. Segundo o presidente nacional do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Ciro Pirondi, desde 1958 os arquitetos tentam a separação. A permanência das categorias num mesmo conselho incomoda os dois lados.
"Hoje os arquitetos pagam o Crea para que o órgão multe e fiscalize os próprios arquitetos", diz Pirondi. A arrecadação anual do Crea é de US$ 80 milhões, sendo US$ 8 milhões dos arquitetos.
Para oficializar a separação falta ainda o relatório favorável da Comissão de Justiça da Câmara. Na Comissão de Trabalho a proposta já foi aprovada.
Pirondi afirma que conversou com o relator da Comissão de Justiça, o deputado Robson Tuma, e que seu parecer será favorável à separação dos arquitetos.
Aprovada na Comissão de Justiça, a proposta vai simbolicamente para votação em plenário e, posteriormente, será encaminhada para sanção do Executivo.
O instituto registaria diplomas e poderia criar um código de ética mais específico para os profissionais da área.

Texto Anterior: Presidente rebate críticas de Magalhães
Próximo Texto: Motorista desvia de favela e joga carreta em uma casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.