São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequena empresa tem fundo de investimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi assinada ontem em São Paulo a regulamentação dos Fundos Mútuos de Investimento em Empresas Emergentes. O fundo é um instrumento de captação de dinheiro para financiar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas.
O fundo tem o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e foi regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O funcionamento do fundo pode ser dividido em três partes. Na primeira, estão as empresas emergentes (capacidade de desenvolvimento). O faturamento anual delas deve ser inferior a 30.000 URVs.
Na outra parte, que é a intermediária, estão os administradores do fundo. A administração pode ser exercida por empresas ou pessoas físicas habilitadas na CVM para exercer esse tipo de função.
Na terceira parte estão os investidores. Estes deverão comprar quotas dos fundos, com valor mínimo de 100 mil URVs cada. "As entidades de previdência privada (ou fundos de pensão) deverão ser os principais investidores", disse ontem Thomás Tosta de Sá, presidente da CVM.
Trocando em miúdos: os investidores compram quotas dos fundos. Os fundos compram ações, debêntures e bônus das empresas. As empresas investem o dinheiro da venda para o seu desenvolvimento. Os investidores vão resgatar suas quotas quando se encerrar o prazo de duração do fundo, no máximo de dez anos.
"As empresas do setor de tecnologia são as de maior potencial para participar do fundo", avalia José Augusto Assumpção Brito, diretor-presidente do Sebrae.
Segundo o presidente da Fiesp, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, os novos fundos são "uma forma de capitalizar as pequenas e médias empresas, sem torná-las reféns do sistema financeiro".

Texto Anterior: Giulian quebra objetos na mudança
Próximo Texto: Saem bases de novo pacto internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.