São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reabastecimento muda tática das equipes

FLAVIO GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a volta do reabastecimento de combustível à F-1, todos os pilotos, este ano, vão fazer troca de pneus durante as corridas. O pit stop, que não é obrigatório, já é usado há bastante tempo como parte da estratégia para se conseguir um bom resultado. Equipes de carros rápidos, que podem se dar ao luxo de perder tempo numa parada, não abrem mão de usar pneus novos no final dos GPs. Times menores, muitas vezes, abriam mão do recurso para ganhar algumas posições enquanto os adversários faziam suas trocas.
Foi assim que Christian Fittipaldi conseguiu alguns pontinhos no ano passado, correndo pela Minardi. Agora as coisas serão diferentes. Ninguém vai acabar uma prova com os mesmos quatro pneus que começou. É bobagem não aproveitar a parada para reabastecimento sem trocar os pneus.
A borracha dos compostos usados na F-1 se desgasta rápido e com pneus em más condições um piloto mal consegue fazer as curvas. Dependendo da pista –mais ou menos abrasiva–, é preciso mais do que uma troca de pneus. Até o ano passado, o desgaste era mais crítico no início das corridas por causa do peso dos carros, que largavam com tanques cheios, cerca de 200 litros de gasolina. Agora todos devem largar com 60 ou 70 litros. Ninguém vai arriscar uma corrida sem parada para colocar gasolina, porque iniciando a prova de tanque cheio o piloto perde o contato com os carros mais leves.
A troca de pneus na F-1 é muito rápida. A Ferrari já efetuou pit stops em menos de cinco segundos. Só na troca trabalham pelo menos 15 pessoas (veja quadro acima). Dependendo da quantidade de combustível, a pressa não será mais tão necessária. O equipamento de reabastecimento fornecido pela FIA leva 10 segundos para colocar 120 litros no tanque.(FG)

Texto Anterior: Mecânico acorda com as galinhas
Próximo Texto: VEJA COMO FICOU O 1 TREINO DA F-1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.