São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise entre Poderes mobiliza governadores

ELVIS CESAR BONASSA

ELVIS CESAR BONASSA; MÁRCIA MARQUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A crise entre os Poderes já mobilizou três governadores. Luiz Antonio Fleury Filho (SP), Antonio Carlos Magalhães (BA) e Leonel Brizola (RJ) participam das articulações para tentar uma solução, sem confronto institucional.
A entrada em cena dos governadores é mais um sinal da proporção da crise. Comandando três dos principais Estados, eles avaliam que precisam jogar seu peso político para evitar o agravamento da situação, potencialmente uma ameaça à normalidade democrática.
ACM conversou com o procurador-geral da República, Aristides Junqueira, na quinta-feira, por telefone. Disse que estava preocupado com os rumos da crise. Pediu a Aristides que tomasse a iniciativa das negociações.
Ele se comprometeu também a "fazer uma ponte" com a Rede Globo para tentar diminuir a temperatura do noticiário.
Anteontem pela manhã, Aristides falou com Fleury. O governador iria se encontrar com o ministro Fernando Henrique no final da tarde, para assinatura da rolagem da dívida do Estado.
Fleury disse que iria pedir a FHC maior flexibilidade do Executivo nos entendimentos com os outros Poderes. O governador também se disse preocupado com o fato de uma questão salarial se tornar uma crise institucional.
Brizola, por sua vez, manteve contatos com a área militar no Rio. Conversou com os chefes militares da região e recebeu informações tranquilizadoras: as Forças Armadas não estariam dispostas a entrar em qualquer aventura.

Texto Anterior: Os erros da perfeição
Próximo Texto: Militares desautorizam Itamar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.