São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumidores exigem atenção

Qualidade do produto não garante fidelidade
Pesquisas desenvolvidas sobre os motivos pelos quais os clientes mudam de fornecedor mostram que quase 70% das razões nada têm a ver com o produto ou serviço, mas com a qualidade do atendimento prestado.
.20% deles mudaram de fornecedor pela falta de contato e atenção pessoal e 49% porque a atenção recebida era de baixa qualidade.
.apenas 15% dos clientes mudaram por ter encontrado produto melhor e somente 15% por ter encontrado produto mais barato.
.no total, 30% mudaram de fornecedor por causa da qualidade do produto/serviço.

AS 3 CATEGORIAS DE CLIENTES
Clientes finais - pessoas que usam os produtos ou serviços no dia-a-dia, também conhecidas por usuários finais.

Clientes intermediários - são normalmente distribuidores e revendedores que tornam os produtos ou serviços disponíveis ao cliente final.

Clientes internos - pessoas da organização a quem é passado o trabalho concluído para que possam realizar a próxima função, na direção de servir outros clientes até chegar ao cliente final. É fundamental que os clientes internos sejam identificados e claramente definidos como tal para todos na organização.

PESQUISAS
Pesquisas desenvolvidas sobre os motivos pelos quais os clientes mudam de fornecedor mostram que quase 70% das razões nada têm a ver com o produto ou serviço, mas com a qualidade do atendimento prestado.
.20% deles mudaram de fornecedor pela falta de contato e atenção pessoal e 49% porque a atenção recebida era de baixa qualidade.
.apenas 15% dos clientes mudaram por ter encontrado produto melhor e somente 15% por ter encontrado produto mais barato.
.no total, 30% mudaram de fornecedor por causa da qualidade do produto/serviço.

Texto Anterior: Afinal, quem é o cliente?
Próximo Texto: Qualidade Total para as pequenas e médias empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.