São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
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Conheça e avalie o seu principal parceiro

A insatisfação custa caro: é cinco vezes mais oneroso conseguir um novo cliente do que manter o antigo
A relação da empresa com os clientes deve ser a mais estreita possível. São eles a razão de existência da organização. Atendê-los da melhor maneira possível é prioridade permanente. O contato direto com o cliente é rico e insubstituível. É a oportunidade de se estabelecer um processo sistemático e regular de troca e mútuo aprendizado. É a idéia de parceria.
Pode parecer absurdo, mas muitas vezes o cliente é visto como alguém que atrapalha a rotina mais conveniente para os empregados e a direção da empresa. "Eles" é que se ajustam ao que foi preestabelecido. Empresa com essa mentalidade faz tudo certinho... para a concorrência.
Empresa com Qualidade Total tem sua estrutura ajustada a partir das necessidades dos clientes e suas preferências. Quando não existe contato direto da empresa com o cliente, a parceria deve ser mantida através dos canais de distribuição e/ou assistência técnica. Além disso, deve ser incentivada por meio de mala-direta (sistema de correspondência via correios), telefone, telex, fax, entre outros meios.
Avaliação constante
Faz parte da idéia de parceria com o cliente estar permanentemente atualizado quanto aos fatores que determinam seu grau de satisfação. Para tanto, é necessário desenvolver processos de acompanhamento e avaliação sistemática. Os critérios de julgamento mais importantes em relação ao produto ou serviço devem ser periodicamente traduzidos em indicadores quantitativos para se medir e avaliar a evolução do grau de satisfação dos clientes.
Em primeiro lugar, cuidado com as conclusões precipitadas, do tipo: "Nossos clientes não estão reclamando. Consequentemente, estamos trabalhando bem". A maioria das pessoas dificilmente reclama quando tem problemas de atendimento. Por quê?
* As pessoas perderam a ilusão de que esse tipo de queixa resolva. Sabem que grande parte dos empregados não está treinada para lidar com reclamações e encaminhá-las. Prefere acobertar seus erros e os dos colegas.
* Reclamar é difícil, cansativo. A quem reclamar? Você tem que descobrir o nome da pessoa, do chefe, o endereço, escrever carta ou telefonar. É trabalho demais para quem já tem muitos problemas.
* Há pessoas que não se sentem bem no papel de queixosos. Outras reagem na hora, em desabafo, mas não levam adiante reclamações.
* É mais fácil trocar de fornecedor que reclamar. Existem tantos no mercado.
O preço da insatisfação
Pesquisam recentes revelam:
* apenas 4% dos clientes insatisfeitos reclamam;
* para cada reclamação recebida, existem 26 outros clientes insatisfeitos;
* dos clientes insatisfeitos que não reclamam, 65% a 90% jamais voltariam a comprar na mesma organização;
* custa cinco vezes mais conseguir um novo cliente do que manter o antigo.
Por sua vez, investir nas reclamações dos clientes, solucionando-as, produz excelentes resultados:
* 82% dos queixosos que tiveram seus problemas resolvidos voltariam a comprar da empresa;
* são obtidas valiosas informações sobre problemas da empresa, além de dicas para lançamento de novos produtos/serviços.

LEMBRETES
* Identifique claramente seus clientes
* Conheça-os melhor do que eles conhecem a si mesmos
* Supere as necessidades e expectativas dos clientes
* Incentive as formas de aproximação com o cliente
* Mude os rumos da empresa na direção que o cliente indicar

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