São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
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É hora de aprender com os vencedores

Com o "benchmarking", a empresa pode usar a experiência dos que já identificaram e solucionaram problemas
Livre mercado e competição constituem forças que alavancam a Qualidade Total, na busca da empresa pela preferência do consumidor. Nessa disputa, cresce o arsenal de novas técnicas e ferramentas que aperfeiçoam os métodos de gestão das organizações. O empresário deve estar atento a essas inovações, especialmente aqueles que operam nos mercados mais competitivos.
A concorrência obriga também o empresário a ter dois parâmetros para analisar o desempenho de sua empresa: interno, medindo e avaliando os progressos obtidos na melhoria do atendimento; externo, procurando comparar sua performance com as conquistas obtidas pela concorrência, ou seja, praticando o "benchmarking".
O "benchmarking" é uma poderosa arma a serviço do empresário na solução de problemas importantes. Você pode aprender muito e rapidamente com aqueles que, antes de você, identificaram e solucionaram problemas como os que você enfrenta agora. Siga os passos:
1-Identifique os problemas reais importantes: localize os maiores problemas de sua empresa, na visão dos clientes. Tente localizar quais processos estão gerando esses problemas.
2-Selecione organizações que estejam solucionando os problemas que você enfrenta: identifique na sua cidade, ou mesmo no seu Estado, empresas consideradas excelentes, modelos de organização. Faça contato com estas empresas e peça ajuda para solucionar seus problemas. Um bom começo é falar com seus principais fornecedores, clientes, associação comercial ou o Sebrae.
3-Planeje o que você vai observar na empresa: analise seus problemas e faça uma lista de perguntas cujas respostas deseja obter. Identifique todos os passos atuais do seu processo. Relembre quantas pessoas, quanto tempo e quanto dinheiro é gasto em cada processo.
4-Faça a visita: leve um souvenir de sua empresa ao anfitrião e conquiste sua confiança. Pergunte tudo o que considerar relevante. Agradeça e valorize o que ele vai lhe mostrar.
5-Discuta o que você viu com o seu pessoal: organize as idéias e sugestões que você coletou. Apresente-as ao seu pessoal e peça contribuições. Anote as sugestões colhidas.
6-Implemente as sugestões em sua empresa: de nada valerá colher importantes idéias e sugestões se elas não forem implantadas. Inicie pelas sugestões mais simples e rápidas para os problemas que seus clientes consideram mais importantes.
7-Divulgue os resultados obtidos: faça com que toda a organização saiba que resultados obteve e como foram obtidos.
8-Dê retorno às empresas que lhe ajudaram: não se esqueça de comunicar à empresa que lhe ajudou os resultados obtidos. Agradeça e ofereça seus préstimos.
9-Faça a análise e melhoria do processo permanentemente: identifique novos problemas, novas organizações que poderão ajudá-lo. Faça tudo de novo. Sempre.

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