São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
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Empresa aposta na qualidade para crescer

Pequeno fabricante de tintura para cabelos contrata funcionários e prepara diversificação
Os tabletes Santantonio estão tomando um banho de Qualidade Total. Não porque apresentassem problemas. Ao contrário. Há 58 anos anos no mercado brasileiro, a Coferly Indústria e Comércio de Cosméticos, responsável pela produção da tintura, está se preparando para diversificar a sua linha de produção e mudar de endereço para um lugar mais espaçoso. A implantação de um programa de qualidade vem para embasar o novo desafio da empresa.
Segundo os sócios-diretores da Coferly, os irmãos Márcio, Mauro e Moacyr Ferraz, mesmo com a crise a empresa nunca deixou de andar e vinha aumentando as vendas nos últimos anos. A Qualidade Total está sendo aplicada, de acordo com eles, no sentido de fazer a empresa crescer, e não em função de dificuldades. "Queríamos aumentar a linha de produção e começamos a esbarrar em problemas como espaço, rotina de produção, novo mercado", afirma Mauro.
O grupo começou a trabalhar com o novo sistema de gerenciamento há quatro anos, por conta própria, e já está colhendo resultados. Um deles, contrariando o que vem ocorrendo mundialmente, foi o aumento do número de funcionários. "Não demitimos ninguém e ainda contratamos mais dois empregados", diz Márcio. A empresa conta atualmente com 20 funcionários e o índice de rotatividade é zero. Os salários pagos estão 30% acima do piso da categoria.
Outra consequência da Qualidade Total foi a redução do tempo de produção em cerca de 40%, que permitiu a introdução de novos produtos. Há três anos, a empresa começou a desenvolver uma versão em pó da tintura Santantonio, que já está sendo vendida no mercado há um ano. A produção mensal ficava em torno de 500 mil unidades de tabletes. Hoje, eles produzem 600 mil, das quais 100 mil em pó. Para este ano, está previsto o lançamento de dois novos tipos de tinturas, ainda em testes.
Os lucros, segundo os sócios, permaneceram nos mesmos patamares. Mas o lançamento da tintura Santantonio em pó permitiu um aumento de 25% no faturamento desde março de 1993. Esse mesmo percentual foi atingido, em sentido contrário, na queda com os custos de embalagem. Além disso, a empresa dobrou a rentabilidade da tintura Santantonio. "Descobrimos que a fórmula utilizada era muito concentrada", afirma Mauro. Por isso, a mesma porção da tintura, hoje, pode ser usada para tingir uma quantidade maior de cabelos, pelo mesmo preço.
Processo contínuo
Para os sócios da Coferly, o emprego da Qualidade Total não tem fim. Trata-se de um processo contínuo e de uma mentalidade que está crescendo a cada dia. Há seis meses que eles estão se orientando pelo Sebrae. "O curso tem fornecido subsídios teóricos de gerenciamento, com a apresentação de vários modelos de trabalho", afirmam.
Mas a aplicação, de acordo com Márcio, é um processo lento, e nem todos os modelos servem para uma mesma empresa. "Há um custo de implantação da Qualidade Total, porque é preciso parar a empresa para treinar os funcionários e testar as diferentes ferramentas de trabalho."
Na avaliação do grupo, nesse aspecto a expectativa dos funcionários fica comprometida. Mesmo assim, Mauro garante que a adesão foi de 90% "A Qualidade Total prevê maior responsabilidade, participação e dedicação dos funcionários", diz. Nas reuniões mensais, eles detectam problemas que são viabilizados e resolvidos por eles mesmos.
Uma funcionária que cuidava do refeitório, por exemplo, estava se sentindo sobrecarregada e pediu uma auxiliar para ajudá-la nas tarefas. A solução apresentada, e executada, foi outra: cada funcionário ficou responsável pela limpeza de seu próprio espaço na mesa e de seu prato. "O ambiente ficou mais higiênico e não foi necessário contratar mais uma pessoa", diz Márcio.
Descompasso
A Qualidade Total, no entanto, também pode criar suas perversões em decorrência do descompasso entre os que se modernizam e os que permanecem no sistema antigo. Antes de utilizar o conceito de qualidade, a Coferly demorava três dias para fazer a entrega dos produtos. Hoje isso pode ser feito em apenas um, e até no mesmo dia se for em São Paulo. E alguns clientes, segundo Márcio, reclamam da rapidez porque precisam emitir a fatura do pagamento quando recebem o produto. "A eficiência da entrega pode ser um problema.".
A Coferly (a sigla mistura as iniciais de cosmético, Ferraz e Lygia) foi fundada em 1936 com o nome de João Ferraz e Filhos. Há cerca de 20 anos é que a empresa mudou a sua razão social. A tintura Santantonio, carro-chefe da indústria, tem como público-alvo as classes C e D, "com flashes nas classes AA". "Muitos socialites e artistas usam a tintura Santantonio mas não assumem", diz Mauro.

Empresa: Coferly Indústria e Comércio de Cosméticos
Ramo: fabricação de tinturas para cabelo
Antes: a empresa ia bem, mas queria diversificar a produção
Depois: lançamento de um novo produto (mais dois este ano), aumento da produção, faturamento 25% maior e redução de 25% nos custos de embalagens

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