São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jardineiro, carpinteiro e inventor de foguete

HELIO GUROVITZ
DO ENVIADO ESPECIAL

"Desde nosso nascimento, nos acostumamos com coisas finitas (...), e aí começamos a observar os pássaros." O extrato é da redação que ganhou o prêmio do Centro Técnico Aerosespacial (CTA) no dia do aviador, 23 de outubro de 1992. Seu autor: Jayme Boscov, hoje com 61 anos, pai do Veículo Lançador de Satélites (VLS).
Além do fascínio por pássaros e pela natureza, Boscov traz na pele a carpintaria –herança paterna que mantém como hobby. Cuida de jardins, olha com certa melancolia para trás. Foi, até abril de 1992, o responsável direto pelo VLS. Hoje é assessor técnico para o programa espacial, uma espécie de conselheiro para o futuro.
Trabalha no CTA desde 1969, depois de nove anos cravados na França, onde trabalhou no avião Concorde e no desenvolvimento de mísseis estratégicos.
Trouxe os conhecimentos obtidos com esforço próprio para o lugar onde se formou –é da turma do ITA de 1959. Casado, dois filhos, Boscov tem certeza de que o homem nunca vai parar de imitar os pássaros e conquistar o céu.

Texto Anterior: ENTRELINHAS
Próximo Texto: Programa de foguetes deve decolar em 1995
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.