São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo oferece incentivos

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Existem incentivos fiscais e formas de conseguir crédito que podem ser usados pelas micro e pequenas empresas. As exportações são isentas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), e das contribuições ao PIS (Programa de Integração Social) e ao Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Os valores referentes à exportação de produtos industrializados, com algumas exceções, não pagam ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Alguns bancos concedem crédito para exportações de seus clientes. Outras formas de conseguir capital são o Adiantamento de Contratação de Câmbio (ACC) –em que o banco do exportador pode liberar o valor referente à venda mediante o fechamento do contrato–, o Adiantamento de Contrato Exportado (ACE) –a liberação do crédito acontece quando a mercadoria já foi embarcada, ou o pré-pagamento, que deve ser negociado com o importador.
Há uma linha de financiamento do governo –o Proex (Programa de Exportações)–, mas os consultores dizem que são pequenas as chances de um pequeno ou microempresário obter dinheiro pelo sistema. (NR)

Texto Anterior: Conheça os termos usados
Próximo Texto: Consultor ajuda na burocracia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.