São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consultor ajuda na burocracia

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para se habilitar no comércio externo, o empresário tem que passar por um processo burocrático. É preciso ter um RE (Registro de Exportador), emitido pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior), do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Ele deve ser requerido nas agências do Banco do brasil.
Além do RE, existe uma série de papéis necessários durante a operação de exportação e outros que devem acompanhar o embarque da mercadoria.
Há empresas especializadas que podem ajudar. A DPA faz todo o estudo de viabilidade de exportação, procura mercados e faz contatos com importadores. O preço cobrado pelo trabalho é de dois salários mínimos. Se a exportação for efetivada, a empresa cobra 3% do valor até um teto de US$ 5 mil.
A Market & Co. cobra 90 Ufirs para elaborar toda a documentação. Wellington Campanha, dono, diz que os despachantes pedem em torno de 2% do valor da operação para fazer o despacho aduaneiro. O Sebrae tem informações sobre como exportar e oferece cursos para empresários interessados.

ONDE ENCONTRAR
Sebrae SP - tel. (011) 270-3988; DPA - tel. (011) 549-7111; Market & Co. - tel. (011) 887-7722 código 11080.

Texto Anterior: Governo oferece incentivos
Próximo Texto: Pequenos conquistam mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.