São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico do HSPE é homenageado em PE; O NÚMERO; A FRASE; Paraná lança leite com baixo teor de lactose; Deficiência da lactase produz distúrbios; EPM faz estudo sobre tranquilizante

JULIO ABRAMCZYK

Médico do HSPE é homenageado em PE
Em homenagem ao médico Tadeu Cvintal (foto), diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e coordenador das Residências Médicas da especialidade no HSPE e no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, será realizada amanhã e depois de amanhã, em Recife, a Jornada Tadeu Cvintal, com a participação de oftalmologistas de São Paulo, Pará, Maranhão, Rio grande do Norte, Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Brasília.

O NÚMERO
200
... mil casos de cólera foram registrados na América Latina, no ano passado, com uma taxa de mortalidade de 1%, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A FRASE
"As mulheres que passam mal tomando leite (por deficiência da enzima lactase), têm nove vezes mais osteoporose do que outras mulheres da mesma idade."
De José Knoplich, no livro "Prevenindo a Osteoporose – Orientações para Evitar Fraturas", lançado dia 24 deste mês. José Knoplich é reumatologista, sanitarista e presidente da Associação Paulista de Medicina.

Paraná lança leite com baixo teor de lactose
A Confederação das Cooperativas Centrais Agropecuárias do Paraná, com sede em Londrina, lança o primeiro leite em pó brasileiro com baixo teor de lactose, açúcar encontrado no leite. Na produção do leite em pó "Minus", um processo enzimático aplicado ao leite antes de desidratá-lo reduz a presença da lactose de 52% para 10,4%, tornando o leite de fácil digestão.

Deficiência da lactase produz distúrbios
Muitas crianças e adultos podem apresentar intolerância ao leite por deficiência na produção orgânica da enzima lactase, que desdobra no organismo o açúcar lactose em glicose e galactose. Pessoas com deficiência na produção da lactase, quando tomam leite, podem apresentar distúrbios gastrointestinais, como cólicas, gases e diarréia.

EPM faz estudo sobre tranquilizante
O Centro de Pesquisas em Psicobiologia Clínica da Escola Paulista de Medicina (EPM) realiza estudo sobre a ação de medicamento à base de plantas medicinais para pessoas com tensão, ansiedade ou nervosismo. Pacientes interessados em participar da pesquisa poderão entrar em contato com Ana ou Vânia, no Departamento de Psicobiologia da EPM (r. Napoleão de Barros, 925, tel. 571-4839).

Texto Anterior: Dona-de-casa piora em fase de estresse emocional
Próximo Texto: Cinearte ganha mais uma sala de projeção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.