São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona-de-casa piora em fase de estresse emocional

Tratamentos caseiros não deram resultados duradouros

ESPECIAL PARA A FOLHA

A história da dona-de-casa Cleusa Donizete Fernandes Nuzzo, 36, mostra como um problema aparentemente simples pode se tornar fonte de sofrimento. Cleusa tem caspa desde os 15 anos. Ouviu conselhos, tentou diversos tratamento, mas nunca teve resultados duradouros. "Já passei vergonha por causa da caspa. As pessoas perguntavam se eu não cuidava dos cabelos, confundiam com falta de higiene."
A dermatite seborréica de Cleusa só aparece no couro cabeludo e sobrancelhas. Chegam a aparecer feridas no couro cabeludo de tanto ela coçar. Cleusa percebe que piora em períodos de estresse emocional.
A resistência em procurar um especialista era por achar que só vai ao médico quem está muito doente. "Só decidi procurar um dermatologista porque os cabelos começaram a cair. Tinha vergonha de que o médico mexesse nos meus cabelos, mas acho que devia ter ido antes, porque atrás de conversa de comadre a gente só gasta dinheiro", diz ela, confiante nos efeitos do tratamento iniciado.

Texto Anterior: Hormônio masculino favorece a calvície
Próximo Texto: Médico do HSPE é homenageado em PE; O NÚMERO; A FRASE; Paraná lança leite com baixo teor de lactose; Deficiência da lactase produz distúrbios; EPM faz estudo sobre tranquilizante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.