São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
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Volta na cidade demora 2 horas

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O minianel viário de São Paulo, aberto dia 17 com a inauguração do túnel Maria Maluf, ainda é uma obra inacabada e congestionada.
Na última quarta-feira, no "rush" do final da tarde, a Folha demorou 1 hora e 54 minutos para percorrer os 54,6 quilômetros do minianel. A velocidade média foi de 29 km/h.
Isso ocorre porque o complexo, que interliga as rodovias e todas as zonas da cidade, é "estrangulado" por 35 cruzamentos semaforizados e por avenidas estreitas.
A velocidade média de 29 km/h não confirma a "rapidez" anunciada em folhetos publicitários. Um dos piores trechos fica na saída do túnel Maria Maluf.
Para percorrer os 4,6 quilômetros do trecho, que liga a rodovia Imigrantes à Anchieta, foram necessários oito minutos, em velocidade média de 30 km/h.
O tempo que o motorista ganha nos 745 metros do túnel é anulado por uma sequência de cinco cruzamentos semaforizados na avenida Presidente Tancredo Neves.
Os semáforos priorizam as vias transversais. Na praça Altemar Dutra, que dá acesso à Anchieta, o semáforo fica verde apenas 25 segundos e permanece fechado durante 1 minuto e 5 segundos.
É preciso ter paciência: caminhões ficam presos nos cruzamentos e há 800 metros de lentidão só na avenida Tancredo Neves.
Logo depois, o motorista enfrenta outro teste de resistência. A ligação entre as avenidas Juntas Provisórias e Luís Inácio de Anhaia Mello é feita por ruas estreitas.
O motorista entra à direita na rua d. Lucas Obes, depois à esquerda na rua das Municipalidades e novamente à direita no viaduto que acessa a Anhaia Mello.
O traçado é esburacado e tem "curvas" em ângulos retos, que dificultam as manobras de caminhões longos –os "cegonheiros" que vão do ABC para a via Dutra.
Com 35 cruzamentos, o minianel está longe de ser uma via expressa em torno da região central, como previa o projeto original, elaborado em 1949.
Faltam pontes, viadutos e alargamentos de avenidas, reconhece a prefeitura –que até 1996 pretende eliminar metade dos cruzamentos (leia texto ao lado).
Além disso, o minianel ainda é incapaz de atrair os caminhões que cruzam o centro pela avenida do Estado. O complexo funciona em um único sentido –o anti-horário.
A partir de agosto, o minianel deverá operar também no sentido horário. É quando deverão ser inauguradas a pista norte do túnel Maria Maluf e um novo viaduto sobre a avenida do Estado.
Bandeirantes
Os semáforos e o estreitamento da pista são os obstáculos da avenida Bandeirantes, que liga a marginal Pinheiros à Imigrantes.
O trecho entre a ponte Ary Torres e o Aeroporto de Congonhas foi o mais lento no teste da Folha. Seus 4,9 quilômetros foram percorridos a 9,8 km/h –marca que "bate" a avenida Paulista, onde se anda a 12 km/h no "rush".
No estreito acesso à ponte Ary Torres, motoristas "brigam" por uma das três faixas, congestionando a marginal Pinheiros.

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