São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Loja de descontos vira rede

PAULO DORNELES ROSA
DA REPORTAGEM LOCAL

O sucesso com a comercialização de produtos que vão do chiclete ao computador levou uma loja de importados com apenas quatro meses de existência a inaugurar mais uma unidade, onde colocará à disposição do consumidor uma variedade de estoque de 4.000 itens.
Trata-se da GreensMart, que em 20 de novembro de 93 inaugurou sua primeira loja em Moema, com 300 m2 e 2.000 itens, e no próximo dia 31 abre as portas da segunda, no Shopping Center Norte, com 500 m2. A meta da empresa é chegar a um total de oito unidades, inaugurando uma a cada quatro meses.
Warley Pimentel, sócio-diretor da GreensMart, conta que a iniciativa começou quando a ZPG Participações, com atuação nas áreas de incorporação imobiliária e transportes, resolveu entrar no ramo do comércio.
A empresa decidiu investir US$ 1 milhão numa loja que "se propõe trazer as novidades no mercado internacional, o que existe de mais sofisticado e atual, mas sempre a preços muito competitivos", relata Pimentel.
Para conseguir o objetivo, a empresa pesquisa constantemente o mercado interno, suas tendências e preços, e mantém contato contínuo com fornecedores de marcas consagradas do exterior, comprando em grande quantidade de quem oferecer melhor produto e preço. Para descobrir as novidades, participa das feiras mais importantes do mundo.
Segundo Pimentel, as vantagens conseguidas nessas negociações são repassadas ao consumidor, o que transforma a loja num local de constante promoção, qualificando-a como uma "discount store".
O conceito, trazido dos Estados Unidos, ganhou aqui diferenciais, principalmente quanto ao atendimento, apesar de o primeiro empreendimento ser uma loja de rua. "Temos estacionamento, manobrista, cafezinho e água gelada", relata Pimentel. "Buscamos oferecer as vantagens dos shopping sem os inconvenientes encontrados neles", diz.
As "vantagens" entusiasmam o diretor da GreensMart a lançar um desafio: o de que alguém entre em sua loja e não compre. "Recebemos cerca de seis mil consumidores por mês e registramos uma média de venda de US$ 50 dólares por pessoa", calcula Pimentel, o que garante um faturamento mensal de US$ 300 mil. Entre os itens mais consumidos estão as linhas de cosméticos, alimentos e bebidas, utilidades de cozinha e complementos alimentares.
A nova loja do Center Norte, onde foram investidos US$ 2 milhões, abre as portas com a previsão de vendas de US$ 600 mil mensais. "Especialistas em shoppings avaliam que chegue a U$ 900 mil", afirma. Ela terá 18 departamentos e só na seção de artigos para bebê –uma novidade–, oferecerá 400 itens.
A GreensMart trabalha ainda com mala-direta, informando aos cerca de 28 mil clientes cadastrados as novidades que estejam para chegar às prateleiras.
Além de sua transformação em rede em São Paulo, a empresa já recebe pedidos para concessão de franquias em outras cidades do país. "Esperamos que a partir de junho possamos atender esses pedidos", prevê Pimentel.

ONDE ENCONTRAR
GreensMart - tel: (011) 822-1223

Próximo Texto: Preços e salários abandonam dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.