São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

QUE É O ROSÁRIO DE BAILY?

Um espetacular fenômeno ótico que se registra durante alguns eclipses do Sol, o rosário de Baily é um arco de pontos brilhantes.
O efeito é visível ao redor da borda da Lua, pouco antes de cobrir totalmente o Sol (1), porque as montanhas e vales na beirada do disco lunar podem interromper a crescente de luz em vários lugares (2). O astrônomo inglês Francis Baily detectou o espetáculo durante um eclipse anular do Sol em 1836.
A Lua pode cobrir totalmente o disco Solar quando passa entre a Terra e o Sol, devido a uma coincidência única em todo nosso sistema planetário: o diâmetro do Sol é 400 vezes maior que o da Lua, e a Lua está 400 vezes mais perto da Terra do que o Sol. Mas eclipses totais do Sol, que se registram a cada um ou dois anos em algum ponto do planeta, estão eventualmente condenados à extinção. Se a Lua continua se distanciando da Terra cerca de 2,5 centímetros por ano, em um bilhão de anos ela estará tão longe de nosso planeta que encubrirá o Sol.

Texto Anterior: Ouvido pode enganar seu cérebro com "campainha"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.