São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ouvido pode enganar seu cérebro com "campainha"

KATHY WOLLARD

Ouvido pode enganar seu cérebro com 'campainha'
KATHY WOLLARD
Nossos ouvidos são programados para captar sons externos, não para produzi-los. Mas algumas vezes, mesmo em um quarto silencioso, ouvimos barulhos... E parecem vir de dentro de nossa cabeça.
Às vezes, é um apito agudo, como um rádio sintonizado entre duas emissoras. Outras vezes, é um zumbido ou chiado. Frequentemente, a campainha começa depois que você ouve um som muito alto, como alguém batendo palmas perto da sua cabeça. Seus ouvidos podem "tocar" quando você sai de um show de rock, ou ao tirar seus fones de ouvido, que estavam no último volume.
Esta espécie de ruído desaparece após uma noite de sono. Mas som alto, especialmente se repetido continuamente, pode danificar permanentemente seu ouvido, inclusive causando perda da audição.
O que provoca este som? Se você pudesse ver dentro de seu ouvido, perceberia, no canal do ouvido, a membrana do tímpano. Vibrações do ar balançam a membrana, fazendo-a trepidar. Atrás da membrana está uma câmara, constituída de três ossinhos, chamados martelo, bigorna e estribo. Estes ossos captam as vibrações da membrana e balançam.
Mais fundo no ouvido há um canal cheio de fluido, chamado cóclea. Vibrações dos ossos que se movem fazem ondas no fluido. Como em correntes submarinas, milhares de células ondulam no fluido.
Essas células são cruciais na nossa audição. Impulsos elétricos passam através delas, ao longo do nervo auditivo, até o cérebro. O cérebro traduz estes sinais elétricos em sons.
As células podem ficar "machucadas" por ruídos altos ou por uma batida da cabeça. Dependendo do grau de lesão elas podem ficar danificadas para sempre. Mas alguns podem ser danificadas de tal modo que mandem continuamente mensagens elétricas através do nervo auditivo.

Copyright Los Angeles Times Syndicate.

Texto Anterior: Após 77 dias de viagem, bikers chegam a Ushuaia
Próximo Texto: QUE É O ROSÁRIO DE BAILY?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.