São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIS lança catálogo de depoimentos em vídeo

Cem nomes da cultura brasileira foram entrevistados

DA REPORTAGEM LOCAL

O Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 011-8814417) lança hoje, às 21h, o catálogo do projeto 'História Oral - Depoimentos em Vídeo', iniciado em 1989, com a participação de 100 personalidades da cultura brasileira. Há depoimentos de Tom Jobim, Lygia Fagundes Telles, Marlene e outros.
O evento inclui também uma palestra sobre "Museu, Memória e Cultura", hoje às 18h, com a participação de Nicolau Sevcenko, Marcelo Mattos Araújo e Margareth Rago, e um debate amanhã, também às 18h, sobre "História Oral da Cultura: Limites e Possibilidades", com Antonio Torres Montenegro, Beatriz Vieira de Resende e Lúcia Santaella.
Amanhã, às 21h serão exibidos um vídeo com a edição de algumas entrevistas do projeto e outro com depoimentos sobre Oswald de Andrade; na quarta, os depoimentos de Arnaldo Jabor (14h), Zé Keti (17h) e Sebastião Salgado (19h30).
O programa de depoimentos do MIS está baseado na participação de personalidades. Não há a surpresa nem o drama de vozes anônimas. À exceção de eventuais anedotas desconhecidas que possam narrar essas personalidades, o resto já é conhecido. Já se sabe o que dirão, sobretudo num período de crise da cultura. Há uma melancolia inevitável ao se falar de cultura brasileira como uma entidade, como se fosse uma geração perdida, uma foto antiga.
É o risco de um projeto como este. Se não forem grandes entrevistas, pouca novidade sobra do simples registro desses depoimentos. Não são depoimentos únicos nem exclusivos.
Isso não quer dizer que não possa haver momentos interessantes ou memoráveis. Desde que haja também alguma presença de espírito, uma faísca entre entrevistado e entrevistador, alguma criatividade na direção das imagens, o que não se depreende da versão editada, com 13 minutos, que o MIS fez de algumas dessas entrevistas.

Texto Anterior: História oral quer registrar vida cotidiana
Próximo Texto: Novos selos ampliam as opções nas lojas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.