São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe deve permanecer com Ricupero

IVANIR JOSÉ BORTOT
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A mudança de titular no Ministério da Fazenda não deve trazer mudanças na equipe econômica. Os assessores de FHC gostaram da escolha de Rubens Ricupero para substituir Fernando Henrique Cardoso e todos os titulares de secretarias da Fazenda devem permanecer nos cargos.
O atual secretário-executivo de Ricupero no Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Amaral, vai assumir como titular da pasta. Ricupero deverá trazer para a Fazenda dois diplomatas como assessores especiais, os primeiros-secretários, Marcos Galvão e Sérgio Denasi.
Segundo a Folha apurou, deixam a Fazenda com Fernando Henrique Cardoso quatro colaboradores diretos. Sinésio Sampaio Gois, atual chefe de gabinete, será embaixador do Brasil na Colômbia.
O secretário particular de FHC, Eduardo Santos, será ministro conselheiro na embaixada do Brasil em Londres. Ana Tavares e Eduardo Jorge continuam na assessoria direta de Fernando Henrique Cardoso no Senado Federal.
O atual secretário de Política Econômica, Winston Fritsch, gostou da indicação de Ricupero. "Se houver o convite, devo permanecer", disse Fritsch. A mesma disposição tem o adjunto de Fritsch, Gesner Oliveira.
Rubens Ricupero deve manter Fritsch no cargo, a quem admira pelo trabalho desenvolvido na área de comércio exterior.
O secretário-executivo do Ministério, Clóvis Carvalho, já foi consultado por pessoas ligadas a Ricupero sobre a sua disposição de permanecer no cargo. Carvalho teria manifestado a mesma disposição de permanecer.
Ricupero deu a entender que quer manter ainda em seus cargos o secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, o presidente do BC (Banco Central), Pedro Malan, e o secretário do Tesouro Nacional, Murilo Portugal.
Para o secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, a saída de Fernando Henrique Cardoso do Ministério da Fazenda não prejudicará a ofensiva no combate à evasão fiscal. "Isso é do interesse do país", disse ontem em São Paulo.
Para ele, Rubens Ricupero é um "ótimo nome" para substituir Fernando Henrique, por "possuir uma sólida formação como diplomata e ter bom trânsito na comunidade internacional".
O secretário afirmou ter tido uma "convivência ótima" com o ministro, "que garantiu total liberdade à Receita". Osiris Filho, no entanto, evitou tratar como certa a saída de Fernando Henrique. "Estou fora de Brasília há alguns dias, visitei Santa Catarina e Paraná, e não sei de nada", se esquivou.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Jobim defende 'flexibilização' do monopólio do petróleo em parecer
Próximo Texto: Substituição não preocupa EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.