São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tornados no sudeste dos EUA deixam 43 mortos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Pelo menos 43 pessoas morreram no fim-de-semana na região sudeste dos EUA, vítimas de tornados, fortes ventos em forma de tromba de elefante que são provocados pela colisão de massas de ar quente e fria.
O maior número de mortes ocorreu na cidade de Piedmont, Alabama, onde uma igreja metodista foi destruída em segundos durante rito em comemoração ao início da Semana Santa. Morreram 21 pessoas.
Chuvas fortes e outros tornados ocorreram ontem na área afetada no domingo.
A previsão dos meteorologistas é de que as condições do tempo melhorem hoje e durante o resto da semana.
Fenômeno
O ar quente originário do golfo do México, que provocou temperaturas recordes de até 32 graus Celsius no Estado da Georgia, se encontrou com a massa fria estacionada no Tennessee, onde a temperatura no domingo foi de 8 graus Celsius.
Segundo o meteorologista Brian Lynn, do Serviço Nacional do Tempo, é raro que essas frentes permaneçam paradas tanto tempo, como ocorreu no fim-de-semana, batendo uma com a outra várias vezes e provocando tornados.
Em Piedmont, cidade de 6 mil habitantes, 112 km a oeste de Atlanta, Georgia, o ambiente ontem era de absoluta consternação. Além da igreja metodista Goshen, outros dois templos foram destruídos no domingo.
Na Goshen, onde 140 fiéis cantavam em celebração pelo Domingo de Ramos, 90 pessoas ficaram feridas com gravidade, além das 21 que morreram. Entre os mortos, a filha de 4 anos do pastor Kelly Clem, Hannah Clem.
Em Guntersville, Alabama, o teto de um hospital ruiu e matou pelo menos um doente. Na região leste do Estado, outros dois casos de morte foram registrados, um deles de um homem atingido por um raio.
No Estado da Georgia, 17 pessoas morreram e 150 ficaram feridas, todas elas por terem tido suas casas destruídas ou seus carros postos fora de controle pelo vento.
No Estado do Tennessee, uma alpinista morreu quando escalava as montanhas do Great Smoky. Ele perdeu o equilíbrio por causa do vento e caiu num rio no qual se afogou.
No Estado da Carolina do Norte, um homem foi morto por um raio. No mesmo Estado uma mulher morreu eletrocutada quando fios de alta tensão caíram sobre o carro que ela dirigia.
Mais de 100 mil pessoas estavam sem abastecimento de energia elétrica na ainda na noite de ontem na região sudeste.
Na região nordeste, fortes chuvas foram registradas, com inundações de médio porte em Washington. Não há notícias de vítimas nessa área.

Texto Anterior: Identificadas 4 vítimas da 'Casa dos Horrores'; Americano degolou amante da mulher; Motorista é espancado por polícia nos EUA; Homem mata menina em ataque a escola
Próximo Texto: Ventos atingem velocidade de até 800 km/h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.