São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ventos atingem velocidade de até 800 km/h

DA REPORTAGEM LOCAL

Tornados se formam a partir de tempestades muito fortes. No encontro de ar quente com ar frio, nuvens se afunilam em direção ao solo, girando a até 800 km/h. Eles são a forma mais devastadora de tempestade e arrancam destroços por onde passam.
O "funil" que sai da nuvem vai engrossando à medida que o tornado aspira destroços do chão. Às vezes vários funis varrem o solo, subindo para a mesma nuvem.
Os meteorologistas ainda não chegaram a uma teoria única que explique como se formam esses funis no caso dos tornados. Há, contudo, algumas hipóteses.
Uma delas supõe que o centro giratório –o vórtice– se forma a partir da base da nuvem, onde pode surgir um movimento em espiral que forma o funil.
Segundo outra teoria, o funil aparece à medida que a tempestade se desloca. Gotas que vão caindo da nuvem não chegam a atingir o solo e são sugadas de volta para a nuvem. Isso acabaria dando origem ao giro do tornado.
Outras hipóteses apelam para fenômenos envolvendo relâmpagos, que de alguma forma favoreceriam os movimentos de rotação e a manutenção do funil giratório.
Outro mistério que cerca os tornados é o local onde ocorrem. Embora sejam observados em várias regiões do globo, são muito mais frequentes nos Estados Unidos –mais de 1.100 já foram registrados em um único ano.
Mesmo sem dados disponíveis para todos os países, o segundo lugar parece caber à Austrália. Outras regiões onde comumente se registram tornados são: Reino Unido, Canadá, China, Europa Ocidental, Japão, nas Bermudas e ilhas Fiji.
Mais da metade de todos os tornados dos EUA ocorrem entre os meses de abril e junho.

Texto Anterior: Tornados no sudeste dos EUA deixam 43 mortos
Próximo Texto: Há três anos americanos são vítimas de desastres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.