São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportações das indústrias de Franca têm queda de 21,6%

JOÃO CARLOS SILVA
DA FOLHA NORDESTE

A produção para exportação de calçados nas indústrias de Franca caiu 21,62% nos dois primeiros meses deste ano, em relação ao primeiro bimestre de 93. Os dados são do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca e revelam que não ocorria queda desde 90.
A redução dos negócios com o mercado norte-americano e a concorrência dos sapatos populares chineses são os motivos apresentados para justificar a queda.
"Considerando o crescimento que registramos nos últimos anos, deixamos de produzir 450 mil pares de sapatos em janeiro e fevereiro deste ano", disse o diretor-executivo do sindicato das indústrias, Ivânio Batista, 51.
No primeiro bimestre de 94, as indústrias francanas faturaram US$ 28,7 milhões com as exportações. Comparado ao faturamento de US$ 32 milhões alcançado nos dois primeiros meses do ano passado, as empresas perderam 12,09% do volume de exportações feito em 93.
Batista afirmou que 75% das exportações das empresas de Franca são feitas para o mercado norte-americano. "Não adianta questionar esse índice, porque ele já foi de 95%", disse o diretor-executivo do sindicato.
Nas indústrias, a queda das vendas externas reduziu o ritmo de produção, provocou dispensas de empregados e acionou a procura por novos mercados, segundo Batista.

Texto Anterior: Maiores empresas dos EUA voltam aos lucros
Próximo Texto: FHC atravessa o rubicão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.