São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita do 'doutor esterco'

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Guilherme Kniebel, 45, diretor-técnico da fazenda Antares, em Londrina (379 km ao norte de Curitiba), gosta de ser chamado de "doutor esterco".
Médico veterinário, há dez anos ele aumenta a produtividade da fazenda de 65 alqueires (156 hectares) graças ao uso intensivo de adubo orgânico. Este ano, ele plantou 73 hectares de milho e conseguiu uma média de 7.200 quilos por hectare, duas vezes superior à produção estadual.
Kniebel reservou apenas 40% de sua produção de milho para venda em grão. Do restante foi feito silagem para as 80 vacas holandesas que produzem leite B.
Com o milho, Kniebel pode manter, além das vacas, uma média de 100 bois confinados e a avicultura de postura e de corte, que são integradas em sua fazenda.
Os resultados nos últimos seis anos têm sido tão alentadores que Kniebel se dá ao luxo de custear sua lavoura com recursos próprios e só vender de acordo com a necessidade de caixa.
Em 1993, a fazenda Antares faturou US$ 348 mil. Este ano, Kniebel estima um aumento de 18% na receita.

Texto Anterior: Há divergências no mercado quanto ao tamanho da safra
Próximo Texto: Para Conab, colheita pode ser até maior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.