São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maluf abre hoje túnel sob o rio Pinheiros

DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Paulo Maluf inaugura hoje, às 11h, o túnel Presidente Jânio Quadros, sob o rio Pinheiros, em São Paulo. O túnel, que começou a ser construído pelo ex-prefeito Jânio Quadros, custou US$ 178 milhões.
O túnel liga os bairros Itaim Bibi e Morumbi. Tem 880 metros de extensão, mais 780 metros de embocaduras.
A obra é considerada pelos engenheiros da Prefeitura de São Paulo como a mais moderna do Brasil. A partir do dia 20, terá detectores de gás carbônico e 14 câmeras de TV. Pelo circuito de TV, os técnicos de trânsito vão monitorar o tráfego a partir de uma sala.
O túnel receberá ar frio de 12 ventiladores gigantes, instalados em três torres de ventilação. Através de um poço, o ar chega aos canais de ventilação que ficam sob o piso do túnel e sai por janelas laterais. Funciona como um sistema de ar-condicionado.
Sob o teto do túnel, corre um canal de exaustão, que suga o ar quente e poluído. Os gases são jogados na atmosfera pelas torres. Sempre que os detectores de gás carbônico alertarem o aumento da poluição, a velocidade dos ventiladores será ampliada por computador.
O túnel só tem duas pistas. Outro túnel, com mais duas pistas, ainda está em projeto. Até o novo trecho ficar pronto, o trânsito vai operar com fluxo reversível.

Texto Anterior: Estradas de SP recebem um milhão de carros
Próximo Texto: Folheto instrui turista sobre o cólera no litoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.