São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resina vegetal intoxica 41 e mata um no AM

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Quarenta e uma pessoas do povoado Vila do Arara foram atendidas no hospital de Manacapuru (a 80 km de Manaus) com sintomas de intoxicação por resina de açacu, madeira usada como bóia pelos ribeirinhos.
O diretor do hospital, Waldino Alecrim, confirmou a morte de uma mulher de 55 anos. "Os pacientes apresentavam quadro de bronquite aguda ou asma", disse.
Os casos mais graves ocorrem no começo do mês, mas a diretora da Fundação Nacional de Saúde (FNS) em Manacapuru, Walbex Campelo da Silveira, 39, disse que na semana passada atendeu mais 19 pessoas com sintomas no povoado, onde moram cerca de 300 pessoas. Há suspeita de contaminação pela água.
Walbex fez a coleta de água, resíduos e cogumelo da madeira –conhecido pelos ribeirinhos como urupá. A análise só deve ser concluída dentro de 90 dias.
Segundo Alecrim, os próprios ribeirinhos informaram que o açacuzeiro é "venenoso". "Eles o utilizam para matar peixes", afirmou o médico.

Texto Anterior: Segundo turno de eleição de reitor na Unicamp tem só dois candidatos
Próximo Texto: O QUE ABRE E O QUE FECHA NO FERIADO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.