São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peregrinos invadem Israel na Semana Santa

DA REDAÇÃO

Nazaré é uma cidade pitoresca da Galiléia, em Israel, localizada a meio caminho entre o Mediterrâneo e o mar da Galiléia. No tempo de Jesus, era uma vila onde Maria e José fizeram sua morada.
Nazaré tem sido um centro de peregrinação cristã por centenas de anos. Durante a Semana Santa, chegam mais de 100 mil peregrinos. Entre estes, vários moradores dos antigos países comunistas, sedentos de uma religiosidade que lhes foi por décadas negada.
A Páscoa começa na véspera da Anunciação (24 de março), quando o patriarca celebra missa na igreja da Anunciação –erigida sobre ruínas de igrejas construídas por bizantinos e cruzados. Na Sexta-Feira Santa, as igrejas da cidade estão repletas com multidões chorando a morte de Cristo.
O luto gradualmente se dissipa com a chegado do Domingo de Páscoa. A ressurreição é celebrada por toda a cidade, com as pessoas se cumprimentando nas ruas. Segundo Tony Nazal, diretor de uma agência de turismo local, o local mais emocionante para observar é a igreja do Sagado Sepulcro.
Para Ilsuke Cha, ex-vice-prefeito de Seul, Tiberias e seus arredores são o que há de mais excitante da Terra Santa. "O mar da Galiléia é meu favorito", diz Cha, que acaba de visitar Israel pela quarta vez. Como outros turistas, demonstra certo desapontamento com o tamanho do rio Jordão, "muito maior na descrição da Bíblia".
Outra atrações é o passeio de barco pelo mar da Galiléia em um dos três navios construídos seguindo o modelo do barco descoberto há alguns anos, e que data do século 1. Moshe Chananel, de outra agência, acrescenta que, embora não seja o mais importante dos pontos de culto cristãos, o mais belo é o local onde Jesus teria proferido o Sermão da Montanha.
O bom ano que vive o turismo é creditado por Chaya Fischer, do Ministério do Turismo, ao recente reatamento das relações diplomáticas entre Israel e o Vaticano.

Texto Anterior: Ovo de Páscoa representa o renascimento
Próximo Texto: Peça quarentona vira ponto turístico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.