São Paulo, sexta-feira, 1 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amin admite disputar a Presidência

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O senador Esperidião Amin (SC), presidente nacional do PPR, afirmou ontem que está propenso a aceitar uma candidatura presidencial. "Se eu sentir um mínimo de motivação do partido, entro na disputa", disse.
Amin e o senador Jarbas Passarinho (PA) foram os nomes citados pelo prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, para substituí-lo como candidato presidencial do PPR. Amin ainda está examinando as opções antes de decidir.
O senador é candidato a governador do Estado numa coligação com o PFL. Caso decida concorrer ao Planalto, terá que articular uma solução que mantenha o favoritismo de seu grupo na eleição catarinense, o que não é fácil.
Amin é o candidato de Maluf, mas o prefeito paulistano tem dúvidas se o senador abrirá mão de seu projeto catarinense. Cauteloso, O senador catarinense repete sempre que "não ficaremos sem candidato", mas não acrescenta a palavra próprio à frase.
Uma das possibilidades que está sendo examinada pelo PPR é uma coligação com a candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "Mas eu não moverei uma palha para isso", declarou Amin, sinalizando que a iniciativa teria que ser tomada pelos tucanos.
Maluf e a cúpula do PPR acham difícil que haja espaço para eles no palanque de FHC. O partido avalia que o PSDB já tem encaminhados acordos com PFL, PP e, talvez, PTB, o que tornaria inviável acomodar tantos interesses regionais.
"Também é o caso de perguntar que discurso terá esse palanque", disse o presidente do PPR. Para Amin, a candidatura FHC é de "alto risco" pelo conteúdo e gestão do plano econômico e pelo "comportamento" do presidente Itamar Franco. Na próxima semana, Amin procura PDT, PTB e PP para conversar sobre sucessão.
Maluf inaugurou ontem o túnel presidente Jânio Quadros e empossou cinco novos secretários municipais. Depois, embarcou para o exterior.

Texto Anterior: Ao dar apoio, Itamar se contradiz
Próximo Texto: Lula encerra caravana e insiste com Brizola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.