São Paulo, sábado, 2 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Nabuco

DA REDAÇÃO

Joaquim Nabuco (1849-1910) foi um dos principais líderes da campanha pela abolição da escravidão. Entre suas principais obras estão "O Abolicionismo", de 1883, e "Um Estadista no Império", de 1899.
Descendente de uma tradicional família de senhores de engenho de Pernambuco, Nabuco formou-se em direito no Recife.
Ingressou no Partido Liberal, ao qual pertencera seu pai (senador Nabuco de Araújo). Defendia o fim da escravidão, o direito de voto aos analfabetos e as eleições diretas.
Eleito várias vezes deputado provincial por Pernambuco nos anos 80, foi também um dos fundadores da Sociedade Brasileira contra a Escravidão e da Academia Brasileira de Letras.
Monarquista, Nabuco afastou-se temporariamente da política com a proclamação da República. Na governo do presidente Campos Salles, porém, aceitou diversas missões diplomáticas.
Tornou-se ministro plenipotenciário em Londres e, mais tarde, foi nomeado embaixador nos Estados Unidos. No final da vida, sofreu uma profunda crise religiosa, que o levou de volta ao catolicismo tradicional de que se afastara quando jovem. Morreu em Washington em 1910.
Nabuco escreveu ainda "Camões e os Lusíadas", em 1872, e "Minha Formação", em 1898.

Texto Anterior: FHC diz que vai opinar sobre o plano
Próximo Texto: FHC foi acusado de subfaturar sua fazenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.