São Paulo, sábado, 2 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liminar cai e prisão de Ilha Grande deve ser demolida na manhã de hoje

DA SUCURSAL DO RIO

O governo do Estado do Rio confirmou para hoje, às 10h, a implosão do prédio onde funcionava até segunda-feira passada o Instituto Penal Cândido Mendes, na Ilha Grande (100 km ao sul do Rio).
A demolição estava suspensa por uma liminar concedida anteontem pelo juiz João Batista Damasceno, da comarca de Angra dos Reis –município ao qual a administração da ilha está subordinada.
Segundo a assessoria de imprensa do governo do Estado, a liminar foi cassada e todos os preparativos para implosão do prédio, com mais de 50 anos, foram mantidos.
A prefeitura de Angra dos Reis, contrária à demolição, quer que seja feito um Rima (Relatório de Impacto Ambiental) sobre as consequências da implosão à fauna e à flora da ilha, considerado o último ecossistema perfeito no Estado.
Anteontem, o prefeito Luiz Sérgio de Oliveira (PT), decretou o tombamento provisório do presídio para tentar evitar a implosão.
O presídio começou a ser desativado domingo passado. Do total de 400 detentos –a maioria cumprindo pena por assalto, homicídio e tráfico de drogas–, 399 foram tranferidos para um presídio em Bangu (zona oeste do Rio).
Além de presos comuns, o complexo penitenciário "hospedou" presos políticos como o escritor alagoano Graciliano Ramos.

Texto Anterior: Oito pessoas de duas famílias são mortas a tiros por 2 homens no Rio
Próximo Texto: Escola acusada de abuso sexual é depredada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.