São Paulo, sábado, 2 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coreógrafo foi fundador do Dzi Croquettes

ESPECIAL PARA A FOLHA

Lennie Dale chegou ao Brasil em 1960 convidado por Carlos Machado para fazer a coreografia da peça "Elas Atacam Pelo Telefone" na boate Fred's, no Rio. Em seguida foi para o Bottle's Bar, no Beco das Garrafas onde dirigiu vários shows de Bossa Nova.
Segundo Ruy Castro, foi Lennie Dale quem introduziu a noção de ensaio nos shows de música popular brasileira.
Até então, o artista simplesmente chegava na hora da apresentação e cantava, não havia qualquer produção ou preocupação com a expressão corporal. Entre os principais discípulos de Lennie na época estão Simonal, Leni Andrade e Elis Regina.
Elis Regina dizia que a idéia do famoso gesto de "puxar a rede com os braços" quando cantou Arrastão e venceu o 1º Festival de MPB da TV Excelsior em 65 tinha sido de Lennie Dale. Ele fala que foi criação dela.
Lennie gravou dois discos que foram considerados de grande influência nos cantores da Bossa Nova porque, como não tinha voz, fazia uma alegoria rítmica e de compasso, como se estivesse brincando com a voz.
Lennie Dale foi o responsável também pela coreografia da Bossa Nova, que não era tida como uma música "dançável". Sob sua orientação vários artistas passaram a cuidar desse aspecto da apresentação, como Sérgio Mendes que começou a usar dançarinas nos seus shows.
Em 66, Lennie montou o Dzi Croquettes, um grupo que fez muito sucesso com seus shows escandalosos apresentando um homossexualismo debochado e gozador. A vida do Dzi Croquettes, no entanto, foi curta e acabou interrompida pela onda conservadora da época.
Nos Estados Unidos, Lennie Dale dirigiu um número incontável de shows e assinou uma série de coreografias tendo, entre outros, a cantora Liza Minelli sob sua orientação no palco.

Texto Anterior: Dale é internado com Aids em Nova York
Próximo Texto: Morre diretor francês Paul Grimault aos 89
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.