São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
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Mude tudo e aprenda a arte do consenso

Quando só um manda, há frustração. As decisões de grupo são mais acertadas e têm maior apoio
Decisões por consenso são a base do estilo gerencial participativo que substitui a intransponível barreira entre chefes e subordinados, característica da gerência tradicional: um só manda e fiscaliza, todos os outros só obedecem. O que, decididamente, não é o clima para a Qualidade Total.
A palavra consenso significa concordância geral. Existe consenso quando todos do grupo, incluindo o líder, aceitam uma decisão. Mesmo que um dos membros considere que a decisão não é, do seu ponto de vista, a melhor, ele a percebe como sendo a melhor opção para o grupo como um todo.
É claro que não se muda radicalmente, da noite para o dia, o processo de mando dentro de uma empresa. Fatores que só o empresário pode determinar vão levar a uma progressiva introdução do novo estilo, primeiramente nos setores mais favoráveis, de acordo com a tarefa a ser cumprida, o tempo disponível para decisão, o alcance da decisão etc.
Vantagens do consenso
Os grupos reúnem mais informações que os indivíduos. Os grupos decidem (resolvem problemas) melhor do que os indivíduos, na maioria das vezes. Decisões por consenso são geralmente mais acertadas e as pessoas se dispõem a apoiá-las. Decidir por consenso permite que sejam ouvidos todos os interessados e que o grupo explore as discordâncias, ao invés de evitá-las. Além disso, traz um acréscimo de informações pertinentes.
Consenso nas decisões possibilita a cada um:
* ouvir o ponto de vista de outros;
* considerar outras possibilidades;
* participar efetivamente dos trabalhos do grupo;
* desenvolver espírito de equipe.
Algumas regras tornam mais fácil se chegar ao consenso:
* Não imponha opiniões pela insistência.
* Não mude de opinião para fugir a confrontos e conflitos.
* Abandone o poder de mando durante o processo.
* Evite técnicas de redução de conflitos, tais como: voto da maioria, média, negociação, cara ou coroa etc.
* Em hipótese alguma manipule o grupo na direção de determinada decisão.
* Encare as diferenças de opinião como naturais e úteis e não como obstáculos
* Respeite todas as opiniões em todos os momentos. Não ridicularize ninguém.
* Desconfie do acordo rápido.

Métodos para tomada de decisões
O consenso é normalmente o método mais adequado para a tomada de decisões, mas existem outras possibilidades:

Decisão por falta de participação
A omissão da maioria dos membros leva à adoção de decisões precipitadas que geralmente não vingam.

Decisão pelo uso de autoridade
O líder é quem decide, após ouvir diversas opiniões. Se o líder for bom ouvinte, o método pode até funcionar, mas quase nunca a execução corresponde a sua idéia porque:
* faltou participação
* houve má interpretação
* houve discordância de muitos
* faltou motivação para colocar em prática.

Decisão tomada pela minoria
Normalmente as lideranças acordam entre si um decisão rápida, não dando tempo para que outros membros se expressem, na suposição de que "quem cala, consente". Semelhante à decisão pelo uso da autoridade, a implementação dessas decisões sofre muitas resistências e, não raro, fracassam.

Decisão tomada pela maioria
Aparentemente, parece um método seguro, mas é surpreendente como as decisões tomadas por maioria não funcionam muito bem na prática. Os motivos:
* o membro que pertence à minoria fica, quase sempre, ressentido com a derrota e se considera mal interpretado;
* os membros sentem que o grupo "rachou", estabelecendo uma competição entre os que ganharam e os que perderam. Os derrotados não sentem qualquer compromisso com o sucesso da decisão da qual discordaram.

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