São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994 |
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Como descobrir qual a missão da empresa Antes de mais nada, é preciso definir como a organizção vai atuar no mercado Antes de adotar uma estratégia de atuação, o empresário precisa definir qual é a missão da empresa. A missão orienta e delimita a ação da empresa, definindo a que ela se propõe. Exprime a razão de sua existência. Uma boa definição de missão deve contemplar clientes finais, intermediários e internos, fornecedores, a sociedade e outros setores envolvidos com as atividades da empresa. Um ótimo ponto de partida é mobilizar os colaboradores, dentro da empresa, para a tarefa de sintetizar a melhor definição possível de missão. Envolva o Time da Qualidade no processo e, depois, divulgue a missão da empresa internamente. Veja aqui alguns exemplos de missão: ECT: "Prestar serviços de correios convencionais e avançados, transporte de encomendas e atendimentos especiais, de forma empresarial, com competitividade e lucratividade, de acordo com a qualidade exigida pelos diversos segmentos de mercado, bem como atrair, desenvolver e motivar pessoas para garantir a excelência desses serviços". Ford: "Atender às necessidades de transporte dos clientes, aprimorando os produtos e serviços, prosperando como empresa e propiciando retorno aos acionistas". Coelba: "Assegurar o fornecimento de energia em quantidade e qualidade necessárias ao mercado consumidor, promovendo a oportunidade de desenvolvimento econômico no Estado da Bahia". Cobra: "Contribuir para a informatização da sociedade, mediante o domínio e a difusão da tecnologia, ofertando soluções para a realidade brasileira". Posto de Saúde de Pembrokeshire: "Servir o povo de Pembrokeshire segundo os mais altos padrões profissionais e técnicos. Promover estilos de vida saudáveis na comunidade. Atender de forma rápida e sensivel às mudanças nas necessidades de cuidados de saúde. Ser eficiente e criativo ao operar, gerenciar e comercializar os serviços. Criar um ambiente de trabalho agradável, onde os funcionários possam pôr em prática todo o seu potencial". Fibras : "Devemos alcançar a excelência em tudo o que fizermos, desde pesquisas, produção e vendas até a entrega final ao cliente. A excelência é a chave para uma vantagem competitiva e uma melhor qualidade de vida para todos. Teremos sucesso apenas se cumprirmos a promessa em todos os momentos" Qual é o negócio? O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial; aquilo que ela explora, para atender às necessidades do cliente. Consiste na relação entre produto e mercado. A definição do negócio é necessária para que todo o pessoal da empresa tenha visão e compreensão comuns, unidade na direção dos esforços e dos investimentos. A empresa pode ter visão estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá de orientação. É importante observar que os produtos e serviços comercializados pelas empresas são, na verdade, meios pelos quais os clientes satisfazem suas necessidades, seus desejos e suas possibilidades. Na realidade, o cliente não compra produtos ou serviços. Compra a satisfação de suas necessidades. É hora de definir estratégias Agora que você já definiu com precisão qual é a missão de sua empresa e passou a ter uma visão mais ampliada de qual é realmente o seu negócio, é hora de estabelecer um direcionamento estratégico. A estratégia empresarial define o posicionamento da empresa em suas relações com os setores da sociedade e no seu ambiente de negócios, fundamental para manutenção e crescimento das atividades. Constitui-se uma diretriz para as decisões tomadas no dia-a-dia. As idéias de missão e de negócio da empresa estão contidas na estratégia empresarial. Planejar estrategicamente traz muitas vantagens: * permite identificar as oportunidades e ameaças; * permite preparar-se para as mudanças; * ajuda a melhor explorar os pontos fortes e as oportunidades e neutralizar os pontos fracos e as ameaças; * torna mais fácil visualizar os problemas internos/externos e as prioridades de solução, dando a flexibilidade necessária aos esforços empreendidos pela empresa frente às variações do meio; * canaliza recursos para a área de maiores resultados. VISÃO DE FUTURO Visão de futuro é a imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com a máxima satisfação dos clientes. Algumas perguntas importantes devem ser feitas antes de se estabelecer um visão futura: * O que a empresa deseja se tornar? * O que a empresa quer que as pessoas falem como resultado do trabalho? * De que modo a visão representa os interesses dos clientes e os valores que a empresa deve preservar? * Qual o papel de cada pessoa na visão de futuro? Um bom método para criar a visão de futuro da empresa e definir depois as ações estratégicas para viabilizar essa visão é basear-se tanto nos atuais aspectos negativos da empresa quanto nos positivos. Aspectos negativos * Liste seis pontos que não estão indo bem na empresa (produtos, serviços, recursos humanos, tecnologia, etc.). Anote-os em um papel, e chame esta coluna de "Situação Atual". * Imagine a situação ideal para para cada um dos seis pontos escolhidos, que você gostaria de ver realizada dentro de dois anos (crie uma imagem positiva e ambiciosa). Anote em outra coluna, chamando-a de "Situação Desejada". * Pense nas ações necessárias para que a situação atual se transforme em situação desejada. Anote em outra coluna ("Ações Estratégicas"). * Discuta com seu pessoal a visão de futuro e as ações estratégicas que a empresa passará a seguir. Coloque-as imediatamente em prática. Aspectos positivos * Liste seis aspectos que estão indo bem na empresa (produtos, serviços, recursos humanos, tecnologia, etc.). Anote-os em um papel e chame esta coluna de "Situação Atual". * Imagine como você gostaria que cada um desses seis aspectos estivessem daqui a dois anos. Lembre-se que aquilo que está dando certo também deve ser melhorado. Anote em outra coluna ("Situação Desejada"). * Pense nas ações necessárias para que a situação atual se transforme em situação desejada. Anote em outra coluna ("Ações Estratégicas"). * Discuta com seu pessoal a visão de futuro e as ações estratégicas que a empresa passará a seguir. Coloque-as imediatamente em prática. Valores Os valores são conceitos de certo e errado, bom e ruim, importante e não importante, que, após definidos, ajudam a organização a saber se a visão de futuro está na direção adequada. Caso os valores não sejam observados, a empresa pode criar uma visão que não seja ética. Os valores impedem isto. Faça um levantamento dos valores que a empresa deve obedecer: * Pense em dez valores que você considera importantes na empresa e que devem orientar as ações daqui para frente. Liste-os na coluna "Valores". * Compare a visão de futuro definida por você com os valores, verificando se são compatíveis. * Caso seja necessário, redefina a visão de futuro, de forma a torná-la compatível com os valores da organização. * Faça um debate com seu pessoal sobre a importância dos valores. Dissemine-os por toda a empresa. 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