São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carteira garante rentabilidade de 39,54%

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

A carteira Folha de investimento teve uma rentabilidade de 39,54% no período de 28 de fevereiro a 28 de março de 1994.
Esse rendimento significou um ganho real de 1,51% em relação à variação da Ufir (37,46%) na mesma época.
O vice-presidente do Banco Pontual, Hirochi Akabane, deixou os recursos no porto seguro da renda fixa e conseguiu um rendimento real anualizado de 19,7% no período.
A idéia de Akabane foi utilizar os produtos do próprio Banco Pontual que propiciassem juros reais e ao mesmo tempo que acompanhassem a tendência das taxas de inflação.
Akabane procurou ficar longe das Bolsas. O mercado teve variações expressivas de preços em março.
Os juros internacionais em alta provocaram prejuízos nas carteiras de renda fixa dos investidores no exterior e para compensar eles venderam ações em Bolsas de mercados emergentes, como o brasileiro.
A elevação nas taxas de juros internacionais tornou menos atraentes os investimentos no mercado acionário.
Em geral, quanto menor o juro, mais rentável é a aplicação em ações, garante Akabane.
O BC (Banco Central do Brasil) propiciou uma rentabilidade satisfatória nas aplicações em renda fixa ao manter os juros em sintonia com a inflação ascendente.
Para o vice-presidente do Banco Pontual, o momento continua a exigir a manutenção do dinheiro em aplicações que acompanhem os reajustes realizados pelo BC nas taxas de juros.
O fundo de commodities DI garante o acompanhamento da sinalização de taxas de juros do BC e seguir o ritmo da inflação corrente, diz Akabane. Eles permitem acompanhar o "embalo" dos movimentos da inflação e dos juros.
Como a situação em termos políticos não está claramente definida, as apostas em outras opções de investimento tendem a ter maiores riscos.
Segundo Akabane, o mercado acionário deve continuar em ebulição, por causa das questões políticas nacionais.
A conjuntura internacional deve também continuar a influenciar as Bolsas, diz.
O assassinato de candidato à Presidência da República do México causou, por exemplo, impacto negativo nos pregões no Brasil, observa o vice-presidente do Banco Pontual.
Os juros altos do mercado financeiro estão mais interessantes que o dólar no paralelo e o ouro.
Esses mercados devem apenas tentar acompanhar a inflação, mas sem ganhos reais. A rentabilidade da dupla "verde e amarela" deve ser "apenas uma alta nominal", diz.
Akabane acredita que as taxas de juros e de inflação poderão se estabilizar em abril, uma vez que houve fortes reajustes preventivos de preços no mês de março.

Texto Anterior: Dança de índices
Próximo Texto: Commodities é a opção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.