São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos oferecem CDB indexado ao dólar

DA REPORTAGEM LOCAL

Os bancos já oferecem o CDB indexado ao dólar, informalmente. O produto não tem muita procura pela expectativa de comportamento conservador do câmbio. O CDB em dólar tem prazo médio de 60 dias e oferece a variação cambial mais juros de 25% ao ano.
O produto está servindo de ensaio para o lançamento de CDBs em URV, que segue a variação do dólar comercial. Este título é mais procurado por multinacionais e o contrato é feito informalmente. Mesmo assim, os bancos ainda relutam na oferta de CDBs em URV.
Esperam as autorizações formais do BC. Além disso, há pouca demanda por crédito. A corrida dos investidores em direção aos fundos de commodities acaba, assim, resolvendo um problema para os grandes bancos de varejo.
Sem ter pressão por crédito pelas empresas e o comércio, além da falta de acordo entre BC e o mercado financeiro sobre as taxas dos títulos federais, o dinheiro ficou queimando na mão dos tesoureiros dos bancos.
"Este é o motivo pelo qual os bancos resolveram desengordar seu caixa", explica Norberto Barbedo, diretor financeiro do BCN. "Tirou-se o pé do acelerador e os próprios investidores procuraram os fundos."
Se o dinheiro entra no caixa do banco pela venda de CDBs, é preciso encontrar uma destinação para ele. O depósito feito no fundo, porém, não tem essa característica.

Texto Anterior: Pagar com cartão de crédito traz prejuízo
Próximo Texto: Poupança aberta amanhã rende mais de 50% em maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.