São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Poupança aberta amanhã rende mais de 50% em maio

NILTON HORITA
DA REPORTAGEM LOCAL

A caderneta de poupança vai pagar mais de 50% para os depósitos realizados entre amanhã e quarta-feira no aniversário em maio. Com isso, volta a ser uma alternativa importante para os investidores.
Tem contra si o fato de prender o dinheiro depositado por trinta dias, o que não é bom em tempos de mudanças econômicas.
O rendimento nominal oferecido em alguns dias de abril, porém, garante um bom ganho.
Segundo dados preliminares dos agentes captadores de poupança, março apresentou um fraco desempenho no volume de depósitos novos.
Alguns bancos, como o Itaú, registraram captação positiva (mais aplicações que resgates) em apenas um dia do mês, quando a caderneta ofereceu rendimento de 50%.
O Citibank, conta Fábio de Araújo Nogueira, diretor de caderneta de poupança, registrou crescimento nos depósitos na segunda quinzena do mês passado.
"Houve muita migração de recursos da poupança para o fundo de commodities", afirma Nogueira. "Mas já estamos recuperando."
A estimativa de Nogueira é que o setor feche o mês estável, mantendo volume de depósitos de US$ 24,5 bilhões.
Nas contas de Alfredo Setúbal, diretor de investimento do Itaú, porém, poderá haver perdas líquidas.
A elevação das taxas de remuneração da poupança em alguns dias de abril é provocada pela subida da inflação e, por consequência, dos juros oferecidos pelos CDBs.
O crescimento da remuneração nominal da poupança traz preocupações para o Citibank. "Não nos interessa o dinheiro especulativo", diz Nogueira. "Devemos, em alguns dias, colocar restrições para fazer as captações."
Os especialistas recomendam cuidado para que os investidores não percam dinheiro, atraídos pela evolução do prêmio da caderneta de poupança.
Resgatar dinheiro de uma poupança, guardar no FAF (fundão), e esperar pela melhor data de depósito não é uma boa operação.
A troca de posição traz prejuízos consideráveis. Perde-se o IPMF de 0,25% no momento do resgate.
Junte-se a isso o IOF que incide sobre o dinheiro que for resgatado antes de 15 dias do fundão. A cobrança destes tributos elimina o ganho projetado na data do depósito.
"O FAF, além disso, não remunera nem mesmo a variação da URV (Unidade Real de Valor). É ruim para deixar o dinheiro estacionado", orienta João Cesar Tourinho, diretor financeiro do WestLb Banco Europeu.

Texto Anterior: Bancos oferecem CDB indexado ao dólar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.