São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Energia do corpo tem limite

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O professor Esdras Guerreiro Vasconcellos, 47, inicia suas aulas na Universidade de São Paulo sempre da mesma maneira: faz uma caminhada de 50 minutos com seus alunos, toma um banho e o café da manhã. Só depois começa a falar no essencial: psicologia.
Há dois anos Vasconcellos cumpre esse ritual, que resultou em maior rendimento de si próprio e dos alunos. "As pessoas precisam ter consciência de que possuem capacidade limitada de energia e que ela vai se esvaindo dia-a-dia."
Introduzir uma hora de ginástica por dia é uma alternativa, assim como optar por caminhadas ou por interromper o trabalho durante cinco minutos para um relaxamento.
Outro ponto fraco comum a executivos é se aborrecerem com fatos que nem sempre merecem tamanha atenção. Para Vasconcellos, delegar mais as atribuições e não querer saber sobre tudo o que se passa pode ser uma forma de driblar o problema. (DCM)

Próximo Texto: Executivo investe em cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.