São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Articulação é complexa

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O joelho é uma articulação que faz dois ossos, que se encaixam mal, funcionarem como uma espécie de dobradiça. O encaixe do fêmur (osso da coxa) com a tíbia (maior osso da perna) é mais raso do que o de outras articulações.
A ponta de baixo do fêmur possui duas "cabeças", que se encaixam em concavidades da tíbia. Como o osso é irregular, as suas pontas são recobertas com uma cartilagem, que serve para tornar sua superfície lisa, como uma massa corrida numa parede de uma casa.
Para amarrar o fêmur e os ossos da perna existem os ligamentos, três para a tíbia e um para o perônio –o osso fino que fica no lado externo da perna. Os ligamentos evitam qualquer movimento de deslocamento ou de rotação entre os ossos, exceto na direção desejada.
O menisco, que tem o formado de "c", voltado para o interior da articulação, atua como um amortecedor entre dos dois ossos.(MD)

Texto Anterior: Joelhos são vítimas do futebol moderno
Próximo Texto: Havelange tem apoio de dirigente sul-americano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.