São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A literatura na Alemanha

CLÁUDIA CAVALCANTI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Além dos pioneiros, como Gervinus e os irmãos Schlegel, a literatura alemã sempre foi recompensada com histórias dignas de sua importância. Particularmente na segunda metade deste século, são inúmeros os exemplos das boas histórias literárias disponíveis. A "História da Literatura Alemã do Século 18 até os Nossos Dias" (Koenigstein, 1985), com dois volumes e organização de Viktor Zmegac, é um apenas um deles.
Zmegac escreveu e organizou vários outros livros, relativos principalmente à literatura moderna, como "Literatura Alemã na Passagem do Século" (Hanstear, 1981).
Também famoso germanista (o seu "Marginalizados" foi publicado aqui pela Guanabara, em 1989), Hans Mayer é autor de obras isoladas (como sobre Goethe e Thomas Mann), que no seu conjunto são das mais representativas na história literária alemã. As obras de Paul Raabe, Peter Uwe Hohendahl e Gotthart Wumberg, abrangendo períodos literários específicos, tornaram-se imprescindíveis para os estudiosos da área. (Cláudia Cavalcanti)

Texto Anterior: "Literatura Alemã" de Carpeaux é um clássico
Próximo Texto: Duras; Orígenes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.