São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresária liquida casa em 48 horas

Comissão chega a 20% das vendas

DA REPORTAGEM LOCAL

Intermediar a venda de móveis e objetos para famílias que estejam mudando para espaços menores ou deixando o país é a atividade de Carmélia de Oliveira, 43. No negócio há pouco mais de seis anos, ela diz que "liquida tudo dentro de uma casa em 48 horas".
Para conquistar clientes, Carmélia faz anúncios em classificados de jornais e revistas e também recebe indicações de pessoas que já usaram seu trabalho. Ela faz contatos constantes por telefone ou por correspondência.
Quando recebe um chamado, visita o cliente e faz uma lista de todos os itens com os preços. O dono analisa a cotação e pode negociar os valores das peças. Depois, Carmélia coloca uma etiqueta com preço em todos os móveis, objetos, plantas, quadros, tapetes e eletrodomésticos.
Cumprida essa primeira etapa, ela faz contato e coloca anúncios chamando a clientela para determinado horário, durante dois dias, no endereço da residência. "A maioria dos compradores são pessoas que estão casando ou montando uma casa na praia e precisam de mobília."
Segundo ela, sua melhor venda foi para uma família de italianos que estava de volta ao seu país. "Foi um sucesso. Os compradores até dormiram na porta da casa para não perder as ofertas. Os vizinhos chegaram a chamar a polícia, com medo do tumulto."
Carmélia diz que os pagamentos são sempre à vista. Ela recebe uma comissão de 20% sobre o valor das peças vendidas, mas "se a venda for boa, dá para baixar para 15%", diz. As despesas com telefonemas, correspondências e anúncios consomem cerca de 50% da receita. Para incrementar o lucro, ela também vende objetos e instalações de empresas e estabelecimentos comerciais.
Para determinar os preços, Carmélia conta que visita, frequentemente, lojas de móveis e eletrodomésticos e também vai a leilões e lojas de móveis usados. Ela estabelece preços entre 30% e 70% do valor de uma peça nova, "dependendo do estado e do tempo de uso".(NR)

Texto Anterior: Como montar uma criação de coelhos?
Próximo Texto: Maquetes crescem com mercado imobiliário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.