São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula defende alianças contra Fernando Henrique

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva voltou de sua caravana nordestina preocupado com o sectarismo que observou entre os petistas locais. Lula defende que a política de alianças estaduais do partido seja mais aberta, até para evitar a ampliação do apoio à candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
As coligações estaduais e a maneira de combater FHC, avaliado agora como o principal adversário de Lula, serão discutidas hoje em São Paulo em reuniões da Executiva do PT e da coordenação de campanha de Lula.
O líder petista chegou a manifestar publicamente, durante a última caravana, que não acha possível ganhar a eleição e governar sem o apoio de forças que os diretórios estaduais do PT hostilizam.
"Mas devemos ter cuidado com o pragmatismo", disse Rui Falcão, vice-presidente do PT, que teme tanto a abertura da política de alianças estaduais quanto a adesão de setores não-tradidionais do campo da esquerda a Lula.
Para Falcão, não há razão para o PT alterar sua estratéga de campanha, já que Lula mantém a liderança folgada. "Vamos continuar caracterizando o candidato do PSDB como o representante dos conservadores e das elites e como uma postulação que não tem apelo popular", declarou Falcão.
Marco Aurélio Garcia, coordenador da equipe que faz o programa de governo do PT e próximo a Lula, discorda de Falcão. Garcia acha que não é hora de partir para o ataque frontal.
"Não devemos desencadear uma artilharia muito forte. Nós crescemos até agora menos na polêmica e mais na proposição', acredita Garcia.
A tentativa de aproximação com o eleitorado de Leonel Brizola (PDT) também será discutida. É quase certo que o PT decida defender o nome do senador José Paulo Bisol (PSB-RS) para vice de Lula na reunião que terá amanhã em Brasília com as direções de PSB, PC do B e, talvez, PPS.

Texto Anterior: Mulher de FHC quebra pulso; casal antecipa volta a Brasília
Próximo Texto: Lessa desiste de disputar vice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.