São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sega e Nintendo tratam tema de forma diferente

MARIJÔ ZILVETI

Fre-lance para a Folha
Polêmicas à parte, a Sega optou pela prevenção. Nos EUA, os títulos recebem três classificações. Games que podem ser jogados para qualquer idade vêm com o selo GA (General Audience). O símbolo MA 13 (Mature Audience 13) significa que a empresa recomenda que o game seja utilizado para maiores de 13 anos. Para adultos, há o selo MA 18 (Mature Audience 18).
A Nintendo prefere não classificar seus títulos. Se houver cenas fortes, opta por suprimi-las, diz Gilson Lima, gerente de marketing da Playtronic, que fabrica Nintendo no Brasil. "Sangue não agrega nada ao jogo", diz.
Além do critério de retirar cenas consideradas extremas, a Nintendo adota ainda a medida de não tratar de temas sobre racismo, religião e política.
Na opinião do vice-presidente da Tec Toy, representante da Sega no país, Stefano Arnhold, cabe à empresa fazer advertência, classificando os títulos. "São os pais que devem orientar os filhos na hora da compra." Mesmo assim, a Sega pratica a auto-censura, como a Nintendo.

Texto Anterior: Videogames reacendem polêmica de violência
Próximo Texto: Trovão se "atrasa" em corrida entre som e luz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.