São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA O MOVIMENTO PUNK

ONDE SURGIU
Duas versões explicam o início do movimento: a primeira, mais divulgada, diz que o punk surgiu em 75, em Londres, quando Malcom Mclaren abriu a loja Pistols, com estética punk. Ele fundou também a banda Sex Pistols; a segunda versão diz que o movimento começou em Nova York, no bar CBGB's , onde tocavam bandas que influenciaram o punk, como o Television e o New York Dolls. "Punk", em inglês, quer dizer ruim, podre, doente.

O QUE ACONTECEU DEPOIS
Surgiram várias bandas, inspiradas na idéia do "Do It Yourself" (Faça Você Mesmo). As bandas eram divulgadas através dos fanzines, que também pipocaram. Eles falavam não só das bandas, mas também do governo (mal) e pregavam a anarquia.

SOM
Rock'n'roll básico e sujo como reação às grandes estrelas dos anos 70 (Led Zeppelin, Queen etc), que os punks consideravam decadentes, menos interessados na música e mais nos lucros. Não precisava nem saber tocar direito. Três acordes e instrumentos vagabundos eram o suficiente. As letras eram de protesto.

PRINCIPAIS BANDAS
Sex Pistols, The Clash, Ramones, The Damned, GBH, Vibrators, The Plasmatics e Buzzcocks.

FILOSOFIA
Como contraponto ao "paz e amor" dos hippies, o slogan era "burn and destroy" (queime e destrua). Os punks eram pessimistas. No início do movimento, a Inglaterra passava por um período de recessão econômica –o fim da política assistencialista do Estado e início do neoliberalismo– que não trazia perspectivas de trabalho para a juventude proletária, criando uma revolta muito grande. Eles achavam que não havia um bom futuro possível, odiavam o "sistema" e pregavam a anarquia, seja na política, nas relações familiares e até nas roupas.

VISUAL
Agressivo, roupas rasgadas, correntes no pescoço, tachas, alfinetes e boots (botas de exército). Cabelos moicanos (aqueles espetados, com uma fileira só), careca e muita tinta (vermelho, azul, verde, ou tudo misturado).

NO BRASIL
O movimento surgiu dois anos depois do nascimento do punk britânico, na Grande São Paulo. O movimento se consolidou quando a coletânea "Sub" foi gravada, trazendo amostras do trabalho das principais bandas punks brasileiras.

BANDAS BRASILEIRAS
Cólera, Inocentes, Lobotomia, Olho Seco, Restos de Nada, Ratos de Porão.

Texto Anterior: Visual radical deixa de ser o mais importante
Próximo Texto: Mistério do sexo ronda a natureza do homem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.